terça-feira, 27 de setembro de 2016

O VASO DE ALABASTRO: Dar a essência de presente não é suficiente, é preciso derramá-la


  Palavra ministrada na Igreja Evangélica Holiness Maranata no dia 24/09/16.

Marcos 14:1-8
O verdadeiro adorador tem sempre uma atitude inesperada diante dos olhos dos homens. Atitudes que agradam ao Pai são aquelas que não se pode explicar ou prever, não necessita de explicação.  São atitudes geradas no espírito que se movem em direção ao coração de Deus. Aquela mulher entrou sem ser convidada apenas para Adorar ao Rei e se prostrar diante Dele, derramar sua adoração em um ato profético que apontava para sua morte e ressurreição. Sua identificação com o Mestre repousava na esperança de deixar para trás uma vida cheia de pecados e receber uma nova vida, restaurada pela graça Daquele que declarou: “Onde abundou o pecado, superabundou a  graça”.
A ousadia de se apresentar diante de religiosos, a coragem de entrar em um lugar onde todos a julgariam, eram movidas  pela profunda  adoração de alguém que estava disposta a ter um relacionamento íntimo com o Mestre e de entregar o mais precioso que tinha: Seu coração.
O vaso de alabastro continha uma essência muito valiosa e era guardado  para uma ocasião muito especial: a noite de núpcias. Mas aquela mulher fez uma escolha, Agradar apenas Aquele que ela escolheu como seu noivo, Jesus.
No ministério, na vida cristã teremos sempre que decidir  e fazer uma escolha:
1.Agradar a nós mesmos: Ela poderia ter guardado para ela aquela essência tão preciosa. Poderia alimentar os seus sonhos de esperar por um casamento.  Agradar a si mesma e não se expor diante das pessoas. Muitas vezes teremos que abrir mão dos nossos sonhos, do nosso eu, das nossas vontades e entregar tudo ao Mestre, pois com certeza os sonhos Dele, os pensamentos Dele, os Caminhos Dele são mais altos do que os nossos. A história desta mulher não teria chegado tão longe, a memória do seu ato a colocou em uma posição de destaque que jamais alcançaria se tivesse agradado a si mesma. Antes de agradar a si mesmo pense, você não irá muito longe fazendo a sua própria vontade.

2.Agradar as pessoas: Os discípulos acharam que era um desperdício derramar a essência, que deveria ter vendido por um bom dinheiro e dar aos pobres. Agradar a Deus implica em ser conduzido pelo Espírito Santo, conhecer o coração do Pai e fazer o que Ele espera, e não o que parece certo aos olhos dos homens.  As pessoas querem ver o que é belo, o que é perfeito, o que faz brilhar os olhos, o que tem aparência de bondade. Agradar pessoas é mover-se pela aparência,  agradar a Deus é mover-se pela essência.
 
3.Agradar a Deus: Para agradá-lo foi necessário quebrar o vaso  e derramar a essência. Quebrar o vaso aponta para se permitir ser mudado, pois o que tem valor para Deus não é o frasco, mas o que tem dentro dele. Aquela mulher fez um ato profético, ungiu a Jesus, preparando para sua morte. Quando nos movemos pelo Espírito fazemos atos proféticos com nossa adoração que apontam para a Vinda do Messias. Nossa dança, nosso louvor, nossas pregações não falam de bens materiais, do Deus vai te dar, Deus vai fazer, blá , blá. Nossa palavra é movida para a eternidade, pensamos e vivemos com base no que é eterno, Investimos nosso tempo no que é eterno: salvação de Vidas! Onde estão as igrejas que pregam o evangelho puro e verdadeiro? Onde estão os pastores que pregam a verdade sobre o inferno e sobre arrependimento?  Para agradar o Rei  é necessário  viver no Reino Dele e abandonar o que agrada os homens e o que satisfaz a alam, pois tudo isso vai passar.
 
Enquanto refletia sobre esta palavra, subiu ao meu coração uma pergunta: Se a essência era tão preciosa, porque a mulher não deu de presente para Jesus? Porque derramou a essência?
Há dois níveis de relacionamento com o Mestre:
1.Quando você apenas entrega a essência como presente, dentro do vaso: Quando você cumpre seus compromissos no ministério, é disciplinado, chega no horário, estuda a pregação, a coreografia, a música até decorar. Obedece aos seu lideres, dá o dízimo, enfim faz tudo como manda o “ figurino” . Mas este nível te leva a um relacionamento superficial apenas de um servo com o seu Senhor. Está baseado apenas em Obediência.

2.Quando você quebra o vaso e derrama a essência: você tem intimidade com o Mestre, ora , jejua, lê a palavra, adora , flui na adoração, conduz seu ministério debaixo de unção, não da força e criatividade humanas. Ao quebrar o vaso, você se esvazia de si mesmo para ser cheio Dele, seu eu morre com Ele e você passa a caminhar em uma medida sobrenatural, onde todos não te veem, mas veem a Glória de Deus em você, a unção do Senhor flui em você, não há mais lugar para o que é humano. Ao derramar a essência, o perfume de Cristo enche a casa, tua habitação, a morada do Altíssimo que é: VOCÊ !  Este nível de relacionamento está baseado em obediência, intimidade e renúncia.
 
Decida hoje querido, não mais entregar o presente, mas quebrar-se e derramar-se em verdadeira adoração diante Daquele que merece Toda Honra, Toda Glória e Todo Louvor.
Shalom!
Pra Denise  Monteiro.