terça-feira, 15 de novembro de 2011

O Profeta em sua casa não tem honra, mas tem toda autoridade.

Palavra ministrada na Projeto Semear Campo Limpo - em  13/11/2011.

" Não há profeta sem honra, senão em sua própria terra, entre os seus parentes e em sua casa". Lucas 4: 14-30.

Neste texto entendemos algumas verdades que Jesus ensinou a respeito de Honra e Autoridade.
Embora sejam duas coisas que podem andar juntas, uma não depende da outra.
Jesus estava em Nazaré, na cidade em que cresceu, e não foi bem recebido, não pode realizar os milagres que fez em vários lugares, por causa da incredulidade e desprezo daquele povo. Eles o expulsaram da cidade e quase o lançaram num precipício. Mas Jesus deixou bem claro que não precisava da honra dos homens, Ele possuía a Autoridade do Todo Poderoso, isso era suficiente.
1) Não existe profeta sem honra - nós somos os profetas do Senhor aqui na terra. Somos sal e luz do mundo e não importa o que as pessoas digam ou pensam a nosso respeito. Não importam as  nossas limitações, nossas falhas, nossas deficiências. Jesus nos deu o exemplo de como devemos agir, Ele respondeu com a Palavra: " O Espírito de Deus está sobre mim". Isto me basta! Você tem o Espírito Santo e isto basta, porque o Seu Poder se aperfeiçoa na sua fraqueza. O Espírito de Deus está sobre você , Ele te ungiu e a unção do Senhor quebra e despedaça todo jugo.
Não espere honra e reconhecimento dos homens, a verdadeira honra vem do Senhor.

2) O profeta deve exercer  a autoridade que recebeu - Jesus usou o exemplo do profeta Elias que obedeceu a voz do Senhor,  confrontou o pecado de Israel e cerrou os céus como sinal da autoridade do Deus que tem Todo Poder. Mesmo sem honra, sem reconhecimento, chamado de "o pertubador de Israel", usou de autoridade e desmascarou a baal.
A autoridade do profeta é manifesta em primeiro lugar quando tem coragem para liberar a palavra profética: "Não vai chover".
Tenha coragem de profetizar sobre cada situação em sua vida, você tem voz de comando, há poder em suas palavras. Tenha coragem de ordenar que o mar se abra, que as muralhas caiam por terra e que os inimigos saiam confundidos ao som das trombetas e dos cântaros quebrados, que refletem o seu louvor e o seu quebrantamento diante do Senhor.

A autoridade é estabelecida quando:

1) A autoridade é estabelecida quando confrontamos e somos confrontados-  "Até quando coxeareis entre dois pensamentos"? Há quem vamos seguir? A Deus ou a Baal?  Que tipo de altar estamos levantando em nossa casa? Com nossa vida, com nossas atitudes, com nosso falar. Há quem estamos adorando? É necessário um tempo de santificação, de cristianismo verdadeiro, de amar a Deus acima de todas as coisas, de fidelidade ao Senhor e compaixão pelos perdidos. Um tempo de abrir mão dos nosso interesses e renunciar a nossa própria vontade para que se estabeleça a boa , perfeita e agradável vontade do Senhor em nossa vida.

2) A autoridade é estabelecida quando lançamos o desafio - "O Deus que responder com fogo , este é Deus" - Tenha autoridade  de proclamar o poder do seu Deus. Proclame que Ele é  Deus verdadeiro, proclame que não há outro além Dele, Ele é poderoso para mudar qualquer situação. Ele é poderoso  para fazer infinitamente mais do que aquilo que pedimos ou pensamos. Ele é fiel e poderoso para concluir a boa obra que começou.

3) A autoridade é estabelecida quando Deus responde - não há maior sinal de autoridade quando o próprio Deus responde. Quando o poder de Deus se manifesta de forma visível em nossa vida,  estabelecendo o sobrenatural, movendo o impossível, desmascarando o inimigo.
"Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e  se arrepender dos seus maus camimhos, Eu ouvirei dos céus.. " Para que o Senhor responda é necessário restaurar o altar e oferecer a Ele uma oferta que suba como cheiro suave,  a nossa própria vida. O mais importante para Deus não era provar que era Deus verdadeiro. O mais importante era a restauração da adoração verdadeira de um povo que estava distante Dele. O que mais importa para Deus não é provar o que Ele é capaz de fazer, porque Ele é Deus, e sim o que você é capaz de fazer para que Ele seja reconhecido como único Deus.
Deus nos responde de várias formas,  Ele pode responder com fogo e consumir o altar, pode responder com vento, com tempestade. Mas o melhor é poder ouvir a Sua  voz mansa e suave. 
Elias foi levado ao Monte Horebe que significa - lugar deserto. Às vezes precisamos ser levados ao lugar deserto para ficar a sós com Ele. Ouvir a sua voz e receber direcionamento. Estar a sós com Ele para ouvir do próprio Deus a palavra que trás cura. A palavra que nos renova e nos faz lembrar que o nosso trabalho não é vão no Senhor. Que ainda que os homens nos desperezem , ainda que o mundo nos rejeite, ainda que em nossa terra, não tenhamos honra, Ele é o nosso Deus, aquele que conhece as nossas obras  e o nosso coração e que estabelece os nossos pensamentos.
Não há melhor maneira de ouvir a Sua Voz, do que através da leitura da Sua Palavra. "A palavra de Deus é viva eficaz, mais penetrante do que espada de dois gumes.." Ao ouvir a palavra adquirimos fé, pois a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra." Ao ser alimentados pela Palavra recebemos autoridade para vencer o pecado, vencer o mundo, vencer o inimigo.
O verdadeiro profeta é aquele que mesmo sem honra, não se cala.  O que determina a sua autoridade é a presença do Espírito Santo sobre você, por isso não se cale diante das circunstâncias, não se acovarde, não recue. Exerça a autoridade que o Senhor te deu. Leve as boas novas, ministre libertação aos cativos, troque as vestes dos que estão em luto, por vestes de louvor e alegria.
E lembre-se que o Senhor te ungiu para restaurar os lugares assolados e destruídos, transformando-os em lugares fortificados e cheios da glória de Deus.
Que assim seja na tua casa, na tua família, no teu trabalho . Que você exerça sua autoridade de profeta e creia que o Senhor vai te honrar.
Um grande abraço,

Pra. Denise Monteiro.

3 comentários:

  1. Pastora, meu filho Caio Fernandes Borges, nasceu e começou a andar na época certa, andava de bicicleta, porém com 7 ou 8 anos, começou a perder o equilíbrio e a cair, ficava muito nervoso, nós não entendíamos e chegávamos danar com para que ficasse de pé, então procuramos a ajuda médica e foi diagnosticado como sendo uma doença ter se manifestado nele, ataxia; os médicos, então, nos disse que não tem cura e que é progressiva, desde de então, entramos com a prática de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicoterapia, entretanto, hoje já está numa cadeira de rodas e as respostas não são animadoras. Hoje procuro entender a Palavra de Deus para alcançar um milagre na vida do meu filho; estou sendo guiado a buscar na Oração para tocar o coração de Jesus Cristo, por isso, te peço ore comigo para que nossas orações chegue até Jesus e Ele determine a cura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Caio,
      Agradeço por seu contato e assumo contigo o compromisso de orar por teu filho para que a cura venha. Quando li seu comentário me subiu ao coração liberar sobre vocês a palavra que está descrita no evangelho de João no capítulo 9, quando os discípulos pergutam de quem era a culpa da cegueira de um homem. Jesus libera uma palavra rhema: " A culpa não é dele, nem de seus pais, nem maldição familiar. Queridos, não invistam tempo em questionamentos, e peço que diga à sua esposa que não deve culpar-se. Concentrem esforços em ouvir a palavra liberada por Jesus hoje: É para que se manifeste a Glória de Deus na vida dele! Jesus duas coisas: Primeiro, chamou a atenção para a verdade que somos a LUZ do mundo. Vocês são a luz do mundo e a glória do Senhor vai brilhar sobre vocês. E luz não se esconde! Segundo: cuspiu no chão colocou nos olhos e mandou se lavar. Por que Jesus fez isto? A saliva aponta para algo desprezível para os homens, mas para Jesus era instrumento de cura.
      Vocês serão instrumento de cura na vida de seu filho, mesmo que se achem pequenos e incapazes. Gostaria de enviar-lhes a ministração que postei ontem sobre o tanque de Betesda. Qual é o email de vcs?
      Se quiserem fazer contato por telefone, fiquem à vontade, terei prazer em visitá-los e orar com vocês. tel: 96303-7671. Um grande abraço. O Senhor é a nossa força!

      Excluir
  2. AMÉM QUE PD ENCONTRA A RESPOSTA QUE EU QUERIA.

    ResponderExcluir