quinta-feira, 2 de junho de 2016

A Negligência fere mais que a Desobediência

Deparei-me com esta palavra quando estava preparando um Seminário sobre Intimidade na Adoração. E percebi o quão profundo era esta revelação de Deus me exortando.
Estamos tão preocupados com a desobediência que não percebemos nossa negligência.
A palavra Negligência significa : desleixo, descuido, falta de zelo, falta de aplicação ao realizar determinada tarefa, é agir com irresponsabilidade ao assumir um compromisso.
Negligência significa desatenção, menosprezo, desdém. É o ato de depreciar, de não dar a algo o seu devido valor.
Negligenciamos a Deus o tempo todo! Estamos sempre nos cobrando pelas culpas, pelos pecados, pela mentira, ira, falta de domínio próprio, pecados sexuais, ferir a Santidade de Deus. E tudo isso é muito sério. Temos que buscar arrependimento e conserto diariamente.
Mas o que não percebemos é que a Negligência fere mais que a Desobediência.


Você já foi negligenciado em um relacionamento? Quantas feridas foram abertas em sua alma, pelo menosprezo de alguém, por alguém que você amou não ter te dado  o devido valor?
Então sabemos  a dor de sermos  negligenciados. É este o sentimento do coração de Deus.
Frenquentemente ouvimos preletores falando da ferida do coração de Deus por nossos pecados , nossa desobediência, mas nunca ouvi alguém me falar o quanto a minha Negligência fere o coração Daquele que deu tudo o que tinha de mais precioso por mim!


1) Negligenciar o relacionamento com Deus nos leva a queda. – II Sm. 11: 2
O  lugar de Davi não era no pátio do palácio, era no átrio do Tabernáculo. Quantas vezes deixamos de estar no nosso lugar, no Santo dos Santos, em comunhão com o Senhor, para estar no pátio do Palácio, olhando para o que devemos. Ficamos distraídos com a vida dos outros, com os problemas que não são nossos, nos envolvemos em relacionamentos sem a direção e aprovação de Deus. Nos distanciamos do nosso ofício, abandonamos a guerra e o nosso chamado, simplesmente para contemplar o que sacia nossa alma, nossos desejos. Ficamos deslumbrados diante das
"BateSebas". Dinheiro, status, consumo, poder, reconhecimento  ministerial, ou simplesmente o ócio. A vontade de nos dar o direito de descansar um pouco, afinal trabalhamos muito no ministério, temos o direito de "dar um tempo" para o descanso. Ainda que você descanse, faça-o  dentro do átrio e não no pátio. Átrio é lugar de adoração, renovo, comunhão e revelação de Deus.
O pátio é o lugar de distração, encantamento, queda, valorização da alma e do que humano, total separação de Deus.


 2) Negligenciar o alimento espiritual, "engorda" a alma e mata o espírito- II Sm.13:2
Já diz o ditado: "somos o que comemos". Nossas atitudes, ações e posicionamentos serão o reflexo de quanto e com o  que  a nossa alma ou espírito são alimentados. Amon alimentou a sua alma de um desejo por algo que não podia ter. O resultado foi a depressão, a angústia, o desespero e um ato inconsequente que corrompeu sua vida , sua família e sua descendência. As precipitações vêm de uma alma dominada por si mesmo, sem o controle do Espírito Santo. Quando estamos alimentados espiritualmente pela Palavra pela oração e pelo louvor, nossa alma experimenta uma agradável sensação de paz, tranquilidade e segurança. Não somos abalados. Conseguimos passar pelas lutas , provações e dificuldades sem desespero, sem precipitações que nos levam a consequências desastrosas e sem desistência. O alimento espiritual trás a maturidade e isso significa vivermos felizes com o que temos e confiantes de que Deus tem o melhor para nós. 


 3) Negligenciar o tempo de Louvor e Gratidão, nos leva a Murmuração. – Nm. 14:29
Lugar de murmurador é no deserto. O murmurador não é aquele que reclama de tudo. O murmurador é aquele que não tem disposição para inclinar o coração e reconhecer que Deus usa até as situações mais improváveis para nos levar a um relacionamento mais íntimo com Ele.  Um relacionamento onde temos a oportunidade de adquirir experiências que mudam a nossa vida para sempre.
Às vezes nos relacionamos com pessoas que não agregam nada à nossa vida, trazem apenas problemas, destruição e frustração. Perdemos tempo cultivando esses relacionamentos e esquecemos-nos de investir tempo em um relacionamento com Deus, que nos dá a oportunidade vencer limites, conquistar confiança, conhecer a verdadeira fidelidade, desfrutar de um amor incondicional e aprender sobre nós mesmos, nos tornando pessoas cada vez melhores É na intimidade que os laços de amor e confiança  se fortalecem. É na dificuldade que os relacionamentos se fortalecem, ou se rompem.
Negligenciar a Deus é negligenciar a si mesmo.


Não adianta você se preocupar com sua aparência, sua saúde, com o sustento dos seus filhos e com o rumo da sua vida. Se você não estiver perto da "Fonte de Vida" que está em Deus, estará fadado ao cansaço, as frustrações, as quedas e as decepções.
Nossa existência está Nele. Toda fonte de inspiração vem Dele. Porque Dele por Ele , para Ele são todas as coisas. Tudo vem Dele e tudo  volta para Ele.
Talvez você esteja buscando uma resposta para o cansaço, para a desistência ou para as coisas que não estão dando certo. 
Pense que talvez a resposta esteja na sua  negligência no relacionamento com Deus.
De o devido valor ao seu relacionamento com Deus, cultive o diálogo, o tempo a sós,  saia para um passeio com Ele, onde possa desfrutar de Sua presença.  Escute o que Ele tem a te dizer, peça conselhos, lance-se em silencio em Seus braços. Ouça Suas canções, leia o Diário Dele, entre e Sua intimidade, pergunte a Ele o que espera de você, convide-o para fazer parte do seu dia, conte a Ele seus segredos e confidencie seus maiores medos. Reconheça seus erros, firme um compromisso de encontrar com Ele todo dia e acima de tudo :
Ame-o, porque Ele te amou primeiro e te aceitou do jeitinho que você é.


Bem vindo a um tempo de intimidade com Deus!
No amor de Cristo.


Pra. Denise Monteiro.