quinta-feira, 24 de abril de 2014

A essência do esvaziamento - Cântaro vazio e vaso de alabastro quebrado


Olhei no espelho esta manhã e observei que muito de mim ainda estava aparecendo. Meu eu, meus problemas, meu egoísmo em centralizar- me nas coisas que me preocupam. Senti Deus falando comigo e me pedindo : ESVAZIAMENTO.
Entendi que se estava tão envolta em pensamentos e preocupações era porque estava faltando mais de Deus em mim.

O resultado do esvaziamento de si mesmo  é a ausência de angústia, ausência de preocupações e ansiedades. Ausência do que é natural e abundância do que é sobrenatural.
Como você está vivendo?   Quanto há de você e quanto há de Deus? Quando há mais de Deus, somos preenchidos de fé, alegria, mansidão, temperança , confiança de que tudo está sobre controle.

Então o Senhor está te fazendo um convite: ESVAZIA-TE DE SI MESMO!
Quero usar o exemplo de duas mulheres que viveram a experiência do esvaziamento:

1)    O esvaziamento do cântaro – João 4:10

A vida da mulher samaritana , sua rotina, provavelmente  incluía   muitas preocupações, talvez muitas feridas e com certeza uma busca incessante pela felicidade. Mas  Jesus viu algo mais naquela mulher .  Ela estava buscando água para encher seu cântaro, mas havia algo além da necessidade física, Jesus identificou uma necessidade espiritual e uma carência emocional. A palavra de Jesus para ela foi: “  Se você beber da água que eu te der, jamais terá sede novamente”.

Temos constante sede de respostas, de organização do tempo, de soluções, de mudanças, mas a resposta está simplesmente em ter SEDE de DEUS.

A reação daquela mulher foi encher-se das palavras de Jesus, saciar sua sede e abandonar o cântaro vazio. Ela não precisava mais dele, seu interior havia sido saciado.

Creio que precisamos fazer o mesmo, abandonar aos pés de Jesus nosso CÂNTARO, nos apresentarmos a Ele vazios, nos expormos para que  Ele mergulhe em nosso interior e comece colocando ordem em nossa escala de valores e prioridades, nos dando direção para projetos e orientação para solução de problemas, colocando casa coisa em seu devido lugar. Sem resistências, Ele deseja que fiquemos a sós com Ele para que  desnude nosso ser,  sacie nossa sede e acima de tudo nos encha de sua natureza para que nos vejamos como verdadeiros adoradores.
Quando há muito de nós mesmos, ficamos entre um “monte” e outro, buscando de poço em poço, o lugar  da verdadeira adoração, que infelizmente está tomado por uma alma atribulada, agitada, repleta de motivações humanas, quando deveria estar disponível para a total presença Daquele que faz toda diferença.

Quando nos esvaziamos, descobrimos que o lugar que pertence a ELE estava ocupado por nós mesmos. O esvaziamento trás a essência real de Deus e muda toda nossa vida e a vida dos que nos cercam.

2)    O esvaziamento do vaso de alabastro- Marcos 14:3
Uma mulher entra sem ser convidada, surpreende a todos com uma atitude inesperada. Esvazia o vaso de alabastro  e derrama o nardo puro sobre Jesus.

O esvaziamento do vaso de alabastro aponta para o esvaziamento da adoração, que é composto de três pontos importantes:

ü  Começa com uma atitude voluntária, de entrar na presença de Jesus, sem esperar convite.

ü  Ter uma atitude inesperada que surpreenda a todos, oferecer algo que ninguém ainda ofereceu. O unguento das núpcias com o noivo.

ü  Não ter resistência de quebrar o vaso para que todo nardo se derrame.

O esvaziamento da adoração aponta para voluntariedade, busca espontânea de alguém que vai a presença de Jesus por motivação própria, esquece tudo à sua volta  e surpreende a todos porque faz o que ninguém fez.
Essa atitude leva ao enchimento do Espírito Santo, assim como o nardo encheu a casa. Quando somos cheios de Deus , somos impelidos a  derramar-nos sobre o altar, liberar unção sobre as pessoas, sobre os lugares, liberação de uma palavra profética que muda sentenças. Quanto mais nos esvaziamos na adoração, mais somos cheios e preenchidos no corpo, alma e espírito.

Aquela mulher derramou o que tinha de mais precioso sobre Jesus. Seu quebrantamento. O que quebrou era muito precioso, mas ainda era humano, era palpável, ainda apontava para o que tinha de si mesma, mas o perfume que encheu a casa  apontava para o que era sobrenatural.
Nossa essência na adoração só será manifesta quando nos deixarmos quebrar. Quebrar o que é humano, nos deixar moer, moldar,  pois quando permitimos isso, nossa essência muda. A adoração plena começa com o quebrantamento, ofertando o que temos e recebendo o que Deus tem para nós.
Quando nos derramamos em adoração verdadeira, mesmo com nossas imperfeições, limitações e falhas, somos esvaziados da natureza humana, e assumimos a verdadeira essência de Deus e o resultado é notório a todos que nos cercam.

Faça uma reflexão, se olhar para si mesmo e enxergar muito de você:
ESVAZIE-SE! Experimente o esvaziamento do cântaro e ofereça o esvaziamento da adoração. Sua vida nunca mais será a mesma!

Escreva seu comentário e compartilhe seu testemunho, ficarei feliz em orar com você.

Shalom!

Pra. Denise Monteiro.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

O QUE VOCÊ FARÁ COM AS PEDRAS DO CAMINHO?


Temos vivido dias difíceis. Problemas, dificuldades, tentações, obstáculos. Tudo se levanta na nossa vida para trazer um sentimento de desistência, fracasso, perda,  incapacidade, frustração.

O nosso Deus não nos chamou para retroceder! Mas é fato que encontraremos obstáculos físicos, espirituais e emocionais.

Deus te pergunta hoje? O que você vai fazer com as pedras do caminho?
Jesus usou uma parábola em Marcos 4.5
O semeador saiu a semear e as sementes caíram  entre as  pedras. O que aconteceu?
As sementes morreram, , pois onde há pedra,  não há muita terra e não há profundidade. O sol veio e secou. Então o problema não eram as pedras, apenas tirá-las do caminho!
Hoje Deus quer falar com você que o problema não são as pedras e  sim o que você vai fazer com elas.


1º ) As pedras não são para matar os que te afrontam  - João 8:59
Os fariseus pegaram as pedras para apedrejar aquele que os confrontava, que mostrava seus defeitos.Da mesma forma queriam apedrejar alguém que havia falhado. A mulher adúltera.(João 8:3 ).
As pedras que encontramos no caminho não são para apedrejar os que nos afrontam, ou aqueles que cometem erros.
. Não são para punir na nossa força.
. Não atire pedras em quem te fere, ou em quem te confronta.
. Ofereça o perdão, libere perdão para ser livre.
2º )  As pedras são para matar gigantes - I Samuel 17:49  
Davi tinha 5 pedras – bastou uma pedra para matar o gigante.
Use as pedras do caminho para matar os gigantes que se levantam contra você.
Use as pedras e devolva com a pedra liberada (a nossa luta não é contra pessoas).
Davi venceu o gigante porque soube usar a pedra de maneira correta. A pedra se tornou uma arma com direcionamento certo. Seja estratégico, use as armas que você tem, porque o Senhor já te deu os teus inimigos em tuas mãos.

3º ) Use as pedras para descanso e para ouvir a voz de Deus - Gênesis 28:11:17
Jacó estava fugitivo, sem direção , estava cansado, então pegou uma pedra e fez de travesseiro.
Os obstáculos que encontramos pelo caminho,  têm  que servir para reflexão , no momento que nos sentimos perdidos, cansados, devemos aquietar a nossa alma.
Jacó teve teve um sonho , Deus falou com ele, liberou sobre ele promessas, simplesmente porque parou para ouvir a voz de Deus.
Os obstáculos tem que ser usados por Deus para nos fazer descansar e parar para ouvir Sua voz , Seus direcionamentos e Suas Promessas.

4º ) Use as pedras para construir um altar para Deus.
Jacó usou as pedras para levantar um altar para Deus. Você terá muitas escolhas do que fazer com as pedras que se colocam diante de você.
Ao invés de ferir, de murmurar, de questionar, faça a melhor escolha:
Louve  a Deus pelas dificuldades.
Use os obstáculos e as pedras para levantar um altar de Adoração a Deus. Você vai descobrir que tem mais motivos para adorar do que para murmurar. A murmuração te prende no deserto, a adoração te leva à conquista, porque ao som da tua adoração, as muralhas vai cair.

5º) Use as pedras para liberação de benção.
Use as pedras como referencial de liberação de bençãos.
Ore pelos obstáculos já liberando sobre eles uma unção que quebra e despedaça todo jugo.
Jacó derramou azeite sobre as pedras e declarou aquele lugar como Betel – Casa de Deus.
Teus problemas são a oportunidade de Deus agir e se manifestar com a Sua Glória. Derrame azeite sobre sua vida, libere a palavra profética que você é Morada do Deus Altíssimo! Onde  habita  Luz, onde há presença de Deus constante !

6º ) Use as pedras como memorial – Josué 4:7
Se você não tiver dificuldades e problemas não terá história para contar.
Deus mandou os lideres pegarem 12 pedras do Jordão para que servissem de memorial, de lembrança para as próximas gerações. Então use teus obstáculos como lembrança de livramento, de cura, de vitória.
As lembranças não são para causar mais dor, o passado não deve servir para te paralisar e sim para te dar impulso para seguir em frente, lembrando que o Teu Deus é poderoso! Que Ele faz o impossível, que Ele tem poder para mudar todas as coisas!
Você tem muitas escolhas... 
Então o que vai fazer com as pedras que encontrar pelo caminho ?
Minha oração é que Deus te traga uma revelação nova e pessoal sobre o que fazer e como agir, diante das pedras e obstáculos que encontrar.
Escreva para mim e compartilhe sua experiência, serei grandemente abençoada! 
Um grande e carinhoso abraço.
Pra. Denise Monteiro .
Shalom!







terça-feira, 8 de abril de 2014

¿Qué quieres hoy? El estanque de Betesda o la Palabra de la autoridad?


Texto: Juan 5: 1-15
El texto dice que había un  lugar  donde tenía una gran multitud de enfermos. Ellos eran ciegos cojos, tullidos, personas que no tenían esperanza.
La única esperanza de ellos era el movimiento del agua y solamente uno podría ser sanado.  Aquel que se ponía de rodillas más rápido, era sanado.

Ellos vivían la enfermedad todos los días, su conversación era motivada por sus enfermedades. Las enfermedades eran el foco allí. No tenían otro motivo para ocuparse si no fuera  la busca por la sanidad.

Nosotros a menudo, estamos viviendo en lugares donde las enfermedades  son la principal razón. Apuntamos solamente para las deformidades  de las personas, para las imperfecciones de la  Iglesia y de nuestra familia. Miramos  los problemas, las dificultades, las faltas y dejamos los defectos tomaren el lugar de la perfección y soberanía de Dios.

Nuestra atención tiene que estar en el Trono   de Dios para que nuestros ojos miren la agitación  de la aguas y así podemos contemplar  el poder de  Dios y disfrutar de lo que importa verdaderamente,  su presencia.  

No podemos admitir que los defectos y limitaciones de los hombres impidan a  nosotros de vivir el milagro. Nuestra motivación tiene que seguir la motivación de Dios, no la motivación de los hombres. Debemos tener vigilancia y movernos de acuerdo con la perspectiva de Dios para que seamos sanados. Pero solamente la experimentamos la salud cuando buscamos tener una relación sencilla con el Señor. Muchos solo  buscan las manos de  Dios y sus bendiciones, pero no quieren pagar el precio de una vida cristiana totalmente entregue al Señor, con obediencia y abnegación. Hacen cualquier cosa para tener la bendición, pero no quieren el Señor de la bendición.

Entonces debemos reflexionar hoy:

¿Cuál es el foco de nuestras expectativas? Nosotros estamos limitados sólo por el movimiento del agua? ¿Nosotros estamos mirando solamente las dificultades?


Aquel hombre tenía una enfermedad desde hace 38 años y no podía creer en otra manera de ser sanado. Él creía  que podría ser sanado solamente si llegaba después que las aguas eran agitadas: en el tiempo exacto. Lo creía   que  tenía llegar en primer puesto en las aguas. Él no imaginaba que alguien haría algo diferente, que  le presentaría una manera diferente para ser sanado.

          
Hay algunos aspectos importantes para nosotros como iglesia:

1) Esperamos que alguien nos lleve:

No esperes que alguien te lleve,  no te dejes mover por los hombres y sus limitaciones, escucha la voz de Dios, mira el Señor y sé conducido por Èl.



2) Creemos solamente en que los nuestros ojos pueden mirar :
No creas que sólo puedes ser sanado de una manera,  o que las dificultades pueden impedirte ser sanado. Nuestro tiempo no es el tiempo de Dios, nuestra manera no es la manera de Dios, el  tiempo  de Él es perfecto e ilimitado. Él sabe el momento adecuado para obrar, el tiempo para todas las cosas es determinado por Él. Solamente Él sabe lo que es mejor para nosotros. Él es Señor del tiempo.

3) Creemos que tenemos que ser los primeros:
Nosotros usamos siempre una excusa:  ¿Cómo voy a dar testimonio a los demás sino comienzo primero conmigo? ¿Cómo voy a bendecir otras personas?

Jesús le pregunta: ¿Qué quieres hoy?  ¿El estanque de Betesda o la Palabra de la autoridad?



El estanque simboliza para nosotros que sólo podemos ser sanados a través del esfuerzo humano y de la suerte, que la manera de Dios hacer las cosas es  pequeña. Cuando tú piensas que solo puedes mirar el milagro a través de tu fuerzas, estas limitando la obra de Dios, entonces no puedes conocer la soberanía de Dios y su voluntad que es  buena, perfecta y agradable.

Necesitas conocer a Dios y saber que Él no puede limitarse.  Jesús mostró esto cuando liberó la Palabra de la autoridad, la palabra profética.

La palabra de Jesús señala la misericordia y autoridad, Él mira el corazón y libera una palabra de autoridad que otorga la curación en todas las áreas de tu vida.

Betesda es la Casa de la Misericordia y la curación de Jesús ique incluye tres aspectos de la vida:

a) La curación física y  emocional


b )La curación espiritual 

c ) Arrepentimiento y Restauración -  No peques más .


Deseo que la palabra profética del Señor libere mucho más que la curación física y emocional. Que la palabra de Dios te lleve a  un nivel sobrenatural  y no vivas  más de acuerdo con  sus limitaciones, que no vivas más detenido por sus enfermedades, que no mires los hombres, que mires al Señor.

Que Jesús lo haga un cambio en sus expectativas y su visión .Que tú vivas enteramente para el Señor , libre de todo que lo te limita.

¿Qué quieres hoy? El estanque de Betesda o la Palabra de la autoridad?


Que el Señor les bendiga.

Shalom Adonai.