sábado, 8 de fevereiro de 2014

Semeadura e Colheita


As sementes que lançamos durante nossa trajetória podem ser comparadas com as sementes da parábola do Semeador. Mateus 13:3.
Pensamos muitas vezes que nossa semeadura é em vão, olhamos para trás e lamentamos pelas sementes lançadas a beira do caminho, ou por aquelas que caíram entre as rochas ou espinhos, ainda por aquelas que sobraram em nossas mãos.
Mas a revelação do Senhor trás ao nosso coração que NENHUMA SEMEADURA é em vão e que nenhuma semente volta vazia, ainda que morra.
Sementes a beira do caminho - comida para pássaros
Ainda que não tenham germinado, serviram de alimento.  Pensamos muitas vezes que estamos perdendo tempo, alimentando espiritualmente filhos, discípulos, amigos. O desgaste do discipulado e a falta visível de resultados nos leva a crer que não vale a pena.
Mas não se deixe dominar por estes pensamentos, sempre vai valer a pena! Os pássaros levam as sementes para longe dos seus olhos e elas podem germinar muito tempo depois, mas alguém lançou a semente,  então prossiga lançando sementes a beira do caminho por onde passar.
Sementes entre as pedras - servem de memorial
Sementes que brotam rapidamente, mas não tem raiz. Nos condenamos e nos culpamos por aqueles que não permanecem conosco. Por aquelas sementes que não conseguimos cultivar. Amizades, casamentos,  emprego, a relação harmoniosa com o filho, ou com o marido, nossos talentos, nossos sonhos, nossos projetos. Começamos o ano com todo entusiasmo e terminamos o ano diante do que perdemos e não realizamos. Não permita que este sentimento de culpa ou perda invada o seu coração. Pense que as sementes que brotaram rapidamente e que não tiveram raiz profunda para permanecer em sua vida, são seus memoriais. Faltou profundidade, faltou mais espaço, faltou investimento de tempo, comece novamente, não desista! Nossos memoriais servem para nos lembrar de que podemos fazer melhor, para acreditar que  Deus sempre nos dá a chance de recomeçar, Ele faz isso conosco todas as manhãs.
Sementes que caem entre os espinhos - serve de adubo
Como é difícil ver nossas sementes sufocadas pelos espinhos! Num instante, estamos semeando e vendo as sementes brotando, estamos regando, cultivando... e num piscar de olhos, percebemos que tudo foi sufocado. Este sentimento nos leva ao erro de que tudo ao redor importa mais do que nosso investimento de tempo, nossa dedicação, nossa fé , nossa entrega , nossa renúncia. Renunciamos a nós mesmos e de repente, os espinhos tem mais espaço e mais valor! Não se deixe contaminar pelo sentimento que vale  mais a pena machucar , magoar e ferir do que amar. As sementes sufocadas pelos espinhos não dão frutos, mas nos ensinam a lidar com a dor. Para desfrutar da beleza e do perfume de uma rosa, é necessário tirar os espinhos.  Então comece por você, desprenda-se dos espinhos e não se deixe vencer por eles.
Sementes em boa terra - frutos de uma boa colheita
São estas sementes que nos darão a BOA COLHEITA.  Aqui quero lembrá-los de que a decisão do semeador era colher! Se você quer uma boa colheita precisa comprometer-se com ela. Note que o problema não era a qualidade das sementes, e sim dos solos. As sementes eram boas, próprias e prontas para germinar.
Isso significa que temos que nos preocupar com as sementes e não com o solo.
Lance sementes! Você nunca sabe qual irá germinar!
Não se preocupe em mudar as pessoas, não se preocupe em mudar ambientes, lance sementes.  Você vai encontrar todo tipo de solo, mas quem é responsável em preparar a terra, limpar, adubar, é o Espírito Santo! Ore para que Ele prepare os solos que você encontrará em 2014.
A maioria está tão preocupada em cuidar do solo que não consegue lançar semente alguma e ao final não obtém frutos.
Deixe os solos rochosos, espinhosos e a beira do caminho à critério de Deus! Selecione suas sementes de amor, misericórdia, compaixão, palavra de fé e saia a campo, Deus que é soberano vai preparar o solo e você terá uma excelente colheita. Eu tenho certeza!
Que o Senhor te abençoe!
No amor de Cristo,
 Pra. Denise Monteiro.