quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Segundo dia - Entregue o teu jugo




Neste segundo dia de jejum , o Senhor olha para nós e nos faz a seguinte pergunta:  O que é que está tão pesado? O que é que está mais difícil para você?
A entrega, a renúncia, a discplina, a obediência, ou talvez a vontade de começar de novo? Talvez o mais difícil, seja ter fé para seguir em frente,  para se ver liberto de tudo o que te prende, de tudo que te impede de voltar ao primeiro amor.
Jesus convidou as multidões: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30).
O que siginifica isso para nós?
Para entender o que o Senhor quer ministar ao nosso coração, vamos até o momento da crucificação, onde Jesus caminha para o Calvário e em um determinado momento, Ele cai..... alguém é forçado a carregar a cruz.. Era Simão.....
Neste momento há a ilustração perfeita do que siginifica  Tomar o jugo de alguém. Simão se coloca no lugar de Jesus e assume o jugo. Assume o peso, a carga, carrega o que Jesus já não consegue carregar.
O que aprendemos com esta cena?
1)      Para sermos libertos é necessário entregar o jugo - reconheça diante do Senhor que é pesado demais para você. Um trabalho de transformação, libertação, cura e restauração que você não pode fazer sozinho. Você pode desejar, mas Ele é quem pode fazer a obra em você. É necessário entregar a Ele todo jugo que está sobre a sua vida. Rasgar o coração e dizer: Senhor , é isto que ainda me prende.  É isto que ainda pesa sobre os meus ombros, não consigo prosseguir. Toda vez que tento me levantar, caio novamente.
2) Para prosseguir,  é necessário que alguém carregue a cruz -  Neste momento Jesus   caminha em direção ao Calvário, mas a Cruz está pesada demais..... Jesus cai, porque o peso do pecado de toda humanidade estava sobre os seus ombros. Ele assumiu o nosso lugar.. Caímos porque o pecado nos leva à queda. Mas alguém estava em pé, e assumiu o lugar Dele.

Que exemplo maravilhoso de como Jesus faz conosco! No momento que Simão assume a cruz, ela não está pesada, porque ele toma sobre si o jugo, o fardo de Jesus, não o nosso.
Jesus está em pé ,  mesmo que você esteja caído, Ele pode assumir o seu lugar e levar aquilo que é pesado demais para você. Basta que você esteja disposto a fazer a entrega.

3) Para prosseguir é necessário seguir o Mestre - Mesmo que por um momento alguém tenha assumido o lugar dele na caminhada, carregando a Cruz, Jesus sabia para onde deveri ir.. Para o Calvário.
Para onde você está indo? Qual é a sua trajetória?
Talvez você tenha caído no caminho, talvez tomou um atalho, desviou-se da trajetória, ocupou-se do trabalho, das coisas pessoais. Talvez tenha decidido fazer a sua própria vontade, preocupou-se com o seu eu, se colocou debaixo do jugo humano ou do jugo sua carne.
Mas o Mestre sabe para onde ir... " Se alguém quer seguir-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me."
O Mestre sabia que o seu destino era a Cruz. O nosso destino deve ser a Cruz.
Porque lá está a nossa libertação, a nossa transformação, a nossa cura e a nossa salvação. Alí é o lugar de perdoar e sermos perdoados, alí é o lugar de clamar : ABA PAI! ( paizinho querido). Na cruz está a nossa vitória, e a chave para voltarmos aos braços do Pai.
Na cruz é o lugar de ouvirmos : "Está consumado"! A obra em minha vida está completa!
Já não serei o mesmo!
Que neste dia você possa entregar o seu jugo, entregar de verdade tudo o que te impede de prosseguir e seguir a trajetória em direção a Cruz, pois Ele está de braços abertos te esperando.

No amor de Cristo.
Shalom.
Pra. Denise Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário