terça-feira, 15 de novembro de 2011

O Profeta em sua casa não tem honra, mas tem toda autoridade.

Palavra ministrada na Projeto Semear Campo Limpo - em  13/11/2011.

" Não há profeta sem honra, senão em sua própria terra, entre os seus parentes e em sua casa". Lucas 4: 14-30.

Neste texto entendemos algumas verdades que Jesus ensinou a respeito de Honra e Autoridade.
Embora sejam duas coisas que podem andar juntas, uma não depende da outra.
Jesus estava em Nazaré, na cidade em que cresceu, e não foi bem recebido, não pode realizar os milagres que fez em vários lugares, por causa da incredulidade e desprezo daquele povo. Eles o expulsaram da cidade e quase o lançaram num precipício. Mas Jesus deixou bem claro que não precisava da honra dos homens, Ele possuía a Autoridade do Todo Poderoso, isso era suficiente.
1) Não existe profeta sem honra - nós somos os profetas do Senhor aqui na terra. Somos sal e luz do mundo e não importa o que as pessoas digam ou pensam a nosso respeito. Não importam as  nossas limitações, nossas falhas, nossas deficiências. Jesus nos deu o exemplo de como devemos agir, Ele respondeu com a Palavra: " O Espírito de Deus está sobre mim". Isto me basta! Você tem o Espírito Santo e isto basta, porque o Seu Poder se aperfeiçoa na sua fraqueza. O Espírito de Deus está sobre você , Ele te ungiu e a unção do Senhor quebra e despedaça todo jugo.
Não espere honra e reconhecimento dos homens, a verdadeira honra vem do Senhor.

2) O profeta deve exercer  a autoridade que recebeu - Jesus usou o exemplo do profeta Elias que obedeceu a voz do Senhor,  confrontou o pecado de Israel e cerrou os céus como sinal da autoridade do Deus que tem Todo Poder. Mesmo sem honra, sem reconhecimento, chamado de "o pertubador de Israel", usou de autoridade e desmascarou a baal.
A autoridade do profeta é manifesta em primeiro lugar quando tem coragem para liberar a palavra profética: "Não vai chover".
Tenha coragem de profetizar sobre cada situação em sua vida, você tem voz de comando, há poder em suas palavras. Tenha coragem de ordenar que o mar se abra, que as muralhas caiam por terra e que os inimigos saiam confundidos ao som das trombetas e dos cântaros quebrados, que refletem o seu louvor e o seu quebrantamento diante do Senhor.

A autoridade é estabelecida quando:

1) A autoridade é estabelecida quando confrontamos e somos confrontados-  "Até quando coxeareis entre dois pensamentos"? Há quem vamos seguir? A Deus ou a Baal?  Que tipo de altar estamos levantando em nossa casa? Com nossa vida, com nossas atitudes, com nosso falar. Há quem estamos adorando? É necessário um tempo de santificação, de cristianismo verdadeiro, de amar a Deus acima de todas as coisas, de fidelidade ao Senhor e compaixão pelos perdidos. Um tempo de abrir mão dos nosso interesses e renunciar a nossa própria vontade para que se estabeleça a boa , perfeita e agradável vontade do Senhor em nossa vida.

2) A autoridade é estabelecida quando lançamos o desafio - "O Deus que responder com fogo , este é Deus" - Tenha autoridade  de proclamar o poder do seu Deus. Proclame que Ele é  Deus verdadeiro, proclame que não há outro além Dele, Ele é poderoso para mudar qualquer situação. Ele é poderoso  para fazer infinitamente mais do que aquilo que pedimos ou pensamos. Ele é fiel e poderoso para concluir a boa obra que começou.

3) A autoridade é estabelecida quando Deus responde - não há maior sinal de autoridade quando o próprio Deus responde. Quando o poder de Deus se manifesta de forma visível em nossa vida,  estabelecendo o sobrenatural, movendo o impossível, desmascarando o inimigo.
"Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e  se arrepender dos seus maus camimhos, Eu ouvirei dos céus.. " Para que o Senhor responda é necessário restaurar o altar e oferecer a Ele uma oferta que suba como cheiro suave,  a nossa própria vida. O mais importante para Deus não era provar que era Deus verdadeiro. O mais importante era a restauração da adoração verdadeira de um povo que estava distante Dele. O que mais importa para Deus não é provar o que Ele é capaz de fazer, porque Ele é Deus, e sim o que você é capaz de fazer para que Ele seja reconhecido como único Deus.
Deus nos responde de várias formas,  Ele pode responder com fogo e consumir o altar, pode responder com vento, com tempestade. Mas o melhor é poder ouvir a Sua  voz mansa e suave. 
Elias foi levado ao Monte Horebe que significa - lugar deserto. Às vezes precisamos ser levados ao lugar deserto para ficar a sós com Ele. Ouvir a sua voz e receber direcionamento. Estar a sós com Ele para ouvir do próprio Deus a palavra que trás cura. A palavra que nos renova e nos faz lembrar que o nosso trabalho não é vão no Senhor. Que ainda que os homens nos desperezem , ainda que o mundo nos rejeite, ainda que em nossa terra, não tenhamos honra, Ele é o nosso Deus, aquele que conhece as nossas obras  e o nosso coração e que estabelece os nossos pensamentos.
Não há melhor maneira de ouvir a Sua Voz, do que através da leitura da Sua Palavra. "A palavra de Deus é viva eficaz, mais penetrante do que espada de dois gumes.." Ao ouvir a palavra adquirimos fé, pois a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra." Ao ser alimentados pela Palavra recebemos autoridade para vencer o pecado, vencer o mundo, vencer o inimigo.
O verdadeiro profeta é aquele que mesmo sem honra, não se cala.  O que determina a sua autoridade é a presença do Espírito Santo sobre você, por isso não se cale diante das circunstâncias, não se acovarde, não recue. Exerça a autoridade que o Senhor te deu. Leve as boas novas, ministre libertação aos cativos, troque as vestes dos que estão em luto, por vestes de louvor e alegria.
E lembre-se que o Senhor te ungiu para restaurar os lugares assolados e destruídos, transformando-os em lugares fortificados e cheios da glória de Deus.
Que assim seja na tua casa, na tua família, no teu trabalho . Que você exerça sua autoridade de profeta e creia que o Senhor vai te honrar.
Um grande abraço,

Pra. Denise Monteiro.

sábado, 5 de novembro de 2011

“Se alguém tem sede, que venha a mim e beba”.

Texto: João 7: 37-39
O Senhor quer restaurar uma igreja que tenha água para matar a sede dos sacerdotes, dos levitas,  dos anciãos, dos jovens, das mulheres e das crianças. Mas precisa principalmente,  saciar a sede e fome dos sedentos.
Neste texto vemos a direção de Deus para nós igreja.
 1) Se alguém tem sede: Não é uma ordem, é um convite Jesus falava de algo espontâneo. Trata-se de uma necessidade do corpo a sede não saciada causa danos ao corpo, atrofia, enfraquece, adoece...
Em primeiro lugar é necessário ter sede!
De que temos sede?
Hoje em dia a igreja tem sede de crescimento, sede de multiplicação, sede de prosperidade, sede de unção que enaltece o homem , sede de poder humano, sede de vanglória, sede de atitudes que tragam brilho e reconhecimento.
E a verdadeira sede?   
Sede de Deus, sede da verdadeira presença, sede de transformação, sede de mudança de vida, sede da face e da glória de Deus sendo manifesta?
2) Que venha: Jesus não disse. Eu vou –  Disse : “Que venha.”
De que forma? De que jeito? Do jeito que você estiver para ser curado, transformado. Não é venha a igreja, é  Venha á mim, disse Jesus!
Não é vir ao templo, aos cultos, é ir diretamente a Ele. Temos que ensinar as pessoas que o caminho é a cruz. A igreja é o complemento, o caminho,  a verdade e a vida é Cristo.
As pessoas vão à igreja e o que encontram? Disputa, orgulho, soberba, falta de amor, falta de misericórdia, falta de humildade, desânimo, tristeza. Uma igreja voltada para si mesma.
3) E beba: Jesus não disse: mude suas roupas, mude o seu falar, mude o seu agir. Jesus disse primeiro,  beba, mate a sua sede.
Deixe que a água da Vida vá entrando, tomando conta do seu ser. Não é uma mudança superficial motivada por imposições. De fora para dentro não. A mudança do Espírito é de dentro para fora, trás limpeza, purificação. Água limpa trás vida, restaura as forças,  alimenta o corpo, alma e espírito.
Para exemplificar a segunda parte desta revelação temos um exemplo Bíblico descrito em João 4.
Aquele que tem sede vai à fonte. Você precisa aprender ir até a fonte para matar a sua sede. Não importa a hora , a opinião das pessoas, sua condição de vida, vá em busca da presença de Deus.
Jesus já está a sua espera. Ele dispensou os doze só para esperar alguém que tinha muita sede. Ele está a sua espera.
 Jesus pede que você dê a Ele o que você dispõe. Dá-me de beber. Jesus tem sede de corações quebrantados, sinceros, verdadeiros. Não esconda quem você é. Não fique dando justificativas: Sou mulher,                                                             sou samaritana, derrama-se na presença dele.
É necessário expor-se a Jesus – Dá-me dessa água. Ofereça a Ele o que você tem! Suas imperfeições, suas fraquezas, suas incredulidades, seus preconceitos, seus medos, seus temores. E ele te oferece tudo o que Ele tem de melhor.
Ele vai te oferecer a água que mata sede. Liberdade, salvação, comunhão com o Pai.
Ele vai fazer de você uma fonte para jorrar para vida eterna.
Aqui está a grande diferença: A igreja precisa passar pelos dois processos.
1º) Temos que beber da água da vida todos os dias a ponto de ter nossas necessidades supridas. (Carências, tristezas, cura interior.)
 2º)Estar tão saciados a ponto de tornar-se fonte. O Senhor diz em Isaías 58: 9-11. Esta é a promessa para a igreja é o seu  estilo de vida. É a vontade de Deus para nós.
Aquele que se torna manancial tem duas características, dá testemunho do que Jesus fez e se preocupa com a verdadeira  essência da adoração. Em espírito e em verdade. Sem máscaras, com arrependimento, com quebrantamento, com essência, com aquilo que Deus te deu, mesmo que aos olhos dos homens pareça imperfeito.
Somos a obra inacabada de Deus!
Que o Senhor faça de você uma fonte a jorrar para a Vida Eterna!

No amor de Cristo.
Pra. Denise Monteiro.

Vestes de louvor ao invés de espírito angustiado

Texto: Isaías 61.1-4

Recebi do Senhor esta palavra e hoje entendo que Deus estava me preparando para os levantes de Satanás nestes dias.

Vamos meditar então no texto que o Senhor nos deu:

1º ) O Espírito do Senhor Deus está sobre mim.
Esta deve ser a nossa cobertura, saber que onde podemos, o Espírito nos capacita, pois Ele nos separou para levarmos Boas Noticias.
Como levaremos boas noticias se só temos confissões contrárias?

2º ) Proclamar liberdade aos cativos e abertura de prisões aos presos.
É exatamente o que estamos fazendo, proclamado a libertação da mente do nosso rebanho, quebra de jugos, de argumentos e fortalezas. É claro que Satanás vai contra atacar. São autoridades que agem na mente e na alma, trazendo prisão.
É necessário profetizar, contra os levantes, contra as armadilhas, contra os laços e contra toda cegueira espiritual.

3º ) Consolar os tristes
O luto vem por muitas razões. Família, finanças, relacionamento. Mas o principal motivo , são as feridas na alma que ainda não foram curadas.

Como vencer a tristeza?
Temos que fazer as trocas . Trocar as vestes de tristeza por vestes de Louvor.

Ornamento por cinza – Colocar sobre o discípulo um ornamento, alguém que está coberto de cinza, simboliza luto, morte, sem vida. Porém quando ministramos a palavra que é viva e eficaz, mudamos a aparência. A palavra de Deus que ornamenta, torna belo, trás vida e não morte.
Óleo de alegria por tristeza – O espírito de tristeza só é vencido quando derramamos o óleo de alegria. É tomar o óleo e ungir mesmo os discípulos e trazer à existência a alegria como um manto sobre eles. A alegria do Senhor é a nossa força, muitas vezes pedimos muitas coisas ao Senhor para os nossos discípulos: Sabedoria, unção, poder, libertação, porém nos esquecemos de pedir: ALEGRIA – sem ela os discípulos ficam FRACOS.
Vestes de louvor por espírito angustiado – É necessário mudar as vestes, ensinar os nossos discípulos a ter em seus lábios um cântico novo, louvor, adoração, não deixar os problemas afligirem a alma. Louve, louve, louve!
Sabemos que o trabalho é árduo, mas lembrem-se, o Senhor nos ungiu e Ele nos capacita.
Que o Senhor derrame sobre vocês uma grande unção de alegria!!!

Pra. Denise Monteiro.